Dados do Trabalho


Título

USO DE PESO DE OURO PARA TRATAMENTO DE LAGOFTALMO: UM RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar caso de tratamento cirúrgico de paralisa facial periférica, assim como discutir a técnica cirúrgica do implante de peso de ouro.

Relato do Caso

O procedimento foi realizado em um paciente de 76 anos, portador de paralisia facial em hemiface direita. Apresentava lagoftalmo em olho direito (OD), assim como ceratite em faixa. A cirurgia foi indicada, após tratamento com lubrificação intensa e acompanhamento da ceratite, sem melhora expressiva do quadro. Foi então realizada utilizando-se bisturi elétrico, e cauterização de vasos utilizando-se cautério bipolar. Foi implantado peso de ouro em pálpebra direita, via posterior, para correção de retração de pálpebra superior direita. Feita cantoplastia lateral após a inserção do peso de ouro.
O ressecamento da mucosa conjuntival e as lesões corneanas causadas por esse defeito podem ser tratados clinicamente, em medidas chamadas de ‘temporárias’ e por métodos cirúrgicos (chamados de ‘permanentes’). Os métodos cirúrgicos (medidas chamadas de ‘permanentes’) são traduzidos pelas cantoplastias, próteses de silicone, transposições musculares e implantes de molas e pesos palpebrais.

Conclusão

Lagoftalmo é uma condição causada por paralisias faciais periféricas, na qual, devido ao fechamento palpebral inadequado, pode-se ter ceratite por exposição, úlceras corneanas e até mesmo perfurações oculares. O uso do peso de ouro é uma técnica eficiente para evitar a formação de lesões graves devido à exposição corneana secundária a esse quadro.

Palavras Chave

Lagoftalmo; peso de ouro; paralisia facial periférica

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Instituições

Centro Oftalmológico de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Bruna Penna Guerra Lages, Sandra Cristina Vallim Costa de Carvalho, Deborah Fleury Tom Back Lyra, Valentina Vallim Costa de Carvalho