Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DO DIAGNOSTICO E TRATAMENTO PRECOCES PARA O BOM RESULTADO VISUAL EM UM CASO DE NECROSE RETINIANA POR HSV: RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar um caso de necrose retiniana aguda com excelente resposta clínica e visual após tratamento.

Relato do Caso

Paciente, 31 anos, sexo feminino, comparece ao serviço de urgência oftalmológica com queixa de baixa acuidade visual e dor em olho esquerdo há 15 dias. Nega doenças, traumas ou cirurgias oftalmológicas pregressas. Acuidade visual (AV) em olho direito (OD) 20/20 e olho esquerdo (OE) 20/80. À biomicroscopia, OD sem alterações e OE apresentava pálpebras fisiológicas, olho hiperemiado, uveíte anterior não granulomatosa, celularidade vítrea. Ao mapeamento de retina de OE, vitreíte importante, disco óptico edemaciado, presença de focos de retinite necrosante, coalescentes, em periferia nasal e vasculite arterial. Diante do diagnóstico sindrômico de necrose retiniana aguda (NRA) herpética, foi instituído tratamento imediato com Aciclovir por via endovenosa 10mg/kg/dose por 14 dias. Após alta hospitalar, manteve-se o uso por via oral 4g/dia por 6 meses. A paciente evoluiu com excelente resposta clínica e visual do olho acometido (AV 20/20 OE) e durante seguimento não apresentou alterações no olho contralateral.

Conclusão

A NRA é um doença rara e grave com prognostico reservado. O olho contralateral pode ser acometido em cerca de 67% dos casos não tratados causando cegueira bilateral, devido a evolução para descolamento de retina regmatogênico. Dessa forma, o tratamento correto e iniciado precocemente inibe a replicação viral, reduz a progressão da doença e previne o acometimento do olho saudável.

Palavras Chave

Síndrome de Necrose Retiniana Aguda. Uveíte. Herpes Simples.

Área

Uveítes

Instituições

Clínica de Olhos Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

Luísa Machado Santos Rocha, Fernando Jose da Costa Pessoa Filho, Tarcísio Veloso Rabelo, Luís Felipe Carneiro