Dados do Trabalho


Título

RETINOSE PIGMENTAR BILATERAL EM PACIENTE COM FUNÇAO VISUAL PRESERVADA

Objetivo

A RETINOSE PIGMENTAR BILATERAL(RPB) É UMA DOENÇA RARA, CARACTERIZADA PELA HEREDITARIEDADE, DISFUNÇÃO PROGRESSIVA, PERDA DE FOTORECEPTORES E DEPOSIÇÃO DE PIGMENTO NA RETINA. ESTE RELATO DE CASO ILUSTRA UM PACIENTE DE 58 ANOS COM ALTERAÇÕES SUGESTIVAS DE RETINOSE PIGMENTAR BILATERAL , COM ACUIDADE VISUAL PRESERVADA,ASPECTOS CLÍNICOS E EXAMES A SEREM APRESENTADOS.

Relato do Caso

PACIENTE A.V.F, 58 ANOS ,PROCEDENTE DE NITERÓI,ADMITIDO AO AMBULATÓRIO GERAL DO HOSPITAL DOS OLHOS SANTA BEATRIZ DE NITERÓI,COM RELATO DE DIMINUIÇÃO DA ACUIDADE VISUAL EM AMBOS OS OLHOS(AO),SEM DIAGNÓSTICOS ANTERIORES. NEGOU ANTECEDENTES PESSOAIS E FAMILIARES PARA DOENÇAS SISTÊMICAS E OFTALMOLÓGICAS. AO EXAME OFTALMOLÓGICO, APRESENTOU ACUIDADE VISUAL CORRIGIDA DE (20/25) NO OLHO DIREITO(OD) E (20/20) EM OLHO ESQUERDO(OE).A BIOMICROSCOPIA DO SEGMENTO ANTERIOR NÃO REVELOU ALTERAÇÕES E A MEDIDA DA PRESSÃO INTRAOCULAR PELA TONOMETRIA DE APLANAÇÃO FOI DE 14mmHg EM AO. O MAPEAMENTO DE RETINA EM AO EVIDENCIOU VÍTREO CLARO, RETINA APLICADA, ATENUAÇÃO ARTERIOLAR DIFUSA, DISCO ÓPTICO CORADO COM CONTORNOS REGULARES E RELAÇÃO ESCAVAÇÃO DISCO ÓPTICO FISIOLÓGICO, RAREFAÇÃO DE EPITÉLIO PIGMENTAR DA RETINA (EPR) E AGLOMERADOS PIGMENTARES SIMILARES À ESPÍCULAS ÓSSEAS 360 º POUPANDO REGIÃO MACULAR.

Conclusão

A RPB É RARA E NÃO POSSUI CONSENSO SOBRE SEUS FATORES CAUSADORES.ASSIM, O OFTALMOLOGISTA DEVE ESTAR ATENTO PARA DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA PRECOCE A FIM DE DESACELERAR MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS, PROLONGANDO A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE.

Palavras Chave

RETINOSE PIGMENTAR, RETINA, RETINOGRAFIA COM ANGIOFLUORECENCIA , FUNÇÃO VISUAL

Área

Retina e Vítreo

Autores

LIVIA FERREIRA ÁZARA, LUANA GAIO VOGAS, ARMANDO MAGALHAES NETO