Dados do Trabalho


Título

EXTRUSAO ESPONTANEA DE CORPO ESTRANHO APOS 2 ANOS DE TRAUMA ORBITARIO

Objetivo

Documentar caso de extrusão parcial espontânea, tardia, de corpo estranho (identificado como ponta de caneta) após 2 anos de trauma em cavidade orbitária.

Relato do Caso

Paciente, sexo feminino, 33 anos, procurou serviço de urgência oftalmológica do Hospital Evangélico de BH queixando tumoração em canto medial do olho direito (OD) percebida pela paciente há 3 semanas com piora progressiva.
HP: relatava ter sido vítima de trauma penetrante com caneta em região frontal acima de OD há 2 anos.
Ao exame oftalmológico percebeu-se quadro de extrusão parcial espontânea de corpo estranho através do canto medial de OD, realizou-se Tomografia Computadorizada das Órbitas identificando corpo estranho alongado e radiopaco em partes moles da órbita direita, na região pré-septal, medindo cerca de 10,5 mm no maior eixo. Sinais de deiscência da lâmina papirácea à direita.
CD: exérese em bloco cirúrgico do corpo estranho identificado como ponta de caneta com bom resultado estético e funcional.

Conclusão

Em todo caso de trauma direto na cavidade orbitária, a presença de corpos estranhos deve sempre ser investigada. A inspeção minuciosa das feridas associadas e a utilização de recursos de imagem, especialmente a tomografia computadorizada com contraste, podem ajudar na identificação e localização desses corpos, que, após análise de um profissional capacitado, se necessário devem ser removidos o mais precocemente possível a fim de se evitarem complicações infecciosas e lesões das estruturas anatômicas do conteúdo atingido.

Palavras Chave

trauma orbitário
corpo estranho
cavidade orbitária
traumatismo

Área

Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais

Instituições

HOSPITAL EVANGELICO DE BELO HORIZONTE - Minas Gerais - Brasil

Autores

RAYSSA CRISTINA FONSECA DINIZ, LEONARDO DINIZ, LUIZ FERNANDO FERREIRA ALCANTARA, MARIA PAULINA VIANA MIQUILINO, IGOR DE ANDRADE CARDOSO OLIVEIRA, GABRIELA COELHO TEIXEIRA CAMPOS